terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Cachorro, a coleira e a guia..

O Cachorro, a coleira e a guia..

Por Dr. Clandestino


Há quem não saiba, mas os cachorros e os lobos pertencem a uma mesma espécie, a diferença é que, no decorrer da história da civilização humana, alguns lobos foram domesticados, e assim surgiu o "melhor amigo do homem".

Os cachorros, desde pequenos, são ensinados, por meio de ameaças e punições violentas, a não morder, a fazer suas necessidades fisiológicas em locais pré-determinados e comer segundo as regras da casa e as posses do dono..

Uma vez vi um casal passeando com seu cachorro em um parque. O cachorrinho, um pequinês de latido ardido e estridente, usava a sua coleira e era conduzido por meio de sua guia.

Se bem que isso não era bem o caso, na verdade o cachorrinho era quem puxava os donos, andando em sua frente arfante, assim como um burro que puxa uma carroça, e era contido, detido, pelo dono, que segurava a guia em suas mãos.

Teve uma hora em que algo curioso ocorreu, me motivando a escrever esse texto. A coleira se partiu de súbito, e livre da guia que o conduzia, dos grilhões que cerceavam a sua liberdade, o pequinês se apavorou! Em vez de sair correndo, em celebração a sua liberdade recém adquirida, aquele pobre animal deixou-se subjugar, deitando em sinal de submissão, e ganiu até que a sua dona o tomasse no colo.

A imagem que me veio à mente, suscitada pelo que testemunhei, foi outra. O que aquilo me lembrou foi o povo humilde e oprimido deste país, que espera dos políticos, seus representantes públicos, a solução de todos os seus problemas..

Mas, vejam que ironia, os políticos, ou melhor, a instituição da democracia representativa, é o nosso maior problema!

O fato de sermos obrigados por lei a exercer a nossa cidadania, o direito de auto-gestão, necessariamente através do voto, elegendo inevitavelmente alguns calhordas inúteis, corruptos, desonestos e hipócritas.

Quando é que vamos nos desvencilhar dessa coleira que nos transforma a todos em míseros pequineses, forçando-nos a renegar o lobo que abita dentro de nós, um ser mais do que capaz de cuidar de si mesmo, nem que seja obrigado a pagar o preço do isolamento, para libertar-se dos grilhões que nos oprimem, dos opressores que nos subjugam, dos safados que nos exploram?

A solução, amigos e amigas está na revolução da Democracia Direta Digital!

Em uma democracia todo poder pertence ao povo e emana do povo.

Existem 2 tipos de democracia:

- Direta

- Indireta

A Democracia Direta permanece, até os dias de hoje, como um projeto inalcançável, um sonho tão intangível quanto a Utopia.

A Democracia Indireta, ou representativa, é a nossa realidade, o melhor que pudemos concretizar nessa atual conjuntura histórica.

As diferenças entre a Democracia Direta e a Democracia Indireta são obvias:

- Na primeira, cada cidadão representa a si mesmo, sem ser obrigado a depositar a sua confiança em um agente político responsável por tornar públicas as vozes de certo segmento da população.

- Na segunda, os cidadãos se reúnem para escolher dentre si aqueles que julgam melhor capacitados para representá-los perante o governo e a sociedade.

Em termos de desempenho e eficiência, a Democracia Direta possui muitas vantagens em relação à Democracia Indireta, e a mais patente delas é a sua característica de imunidade contra a CORRUPÇÂO; como fraudes de licitações, desvio de verbas e tráfico de influências. Isso porque, na Democracia Direta, o povo não coloca nas mãos de indivíduos, humanos e consequentemente falíveis, mais poder decisório do que uma pessoa honesta pode acumular antes de ser corrompida nesse processo.

A Democracia Indireta, no entanto, tem uma razão histórica para existir, não é apenas um erro de julgamento ou uma armadilha em que caíram os nossos antepassados.

Veja, Democracia Direta, depende de fatores que limitam a sua aplicabilidade. É impossível contornar o problema da reunião de centenas de milhões de pessoas em um mesmo local, sob um mesmo teto, ao mesmo tempo, para decidir que rumo dar às suas vidas, discutir e aprovar as leis as quais todos se deverão se submeter, deliberar a divisão do orçamento público; ou seja, realizar todas as tarefas que são de responsabilidade e competência do Poder Legislativo.

Há milhares de anos, na Grécia Antiga, quando o ideal de Democracia foi estabelecido, os cidadãos podiam se reunir em assembléias públicas, chamadas Ágoras, e decidir por meio de votações as medidas que seriam implementadas pelo Estado em benefício de todos, mas isso só foi possível porque eles eram poucos, não mais que algumas centenas, pois a cidadania era privilégio dos homens livres, as mulheres e os escravos, que compunha a força de trabalho sobre a qual a sociedade se sustentava, eram relegados à uma categoria inferior, destituída de direitos cívicos.

Vamos dizer que esses preconceitos já tenham sido extintos de nossa sociedade, para a implantação da Democracia Direta, ainda há o obstáculo de colocar todos os eleitos em um mesmo lugar para que estabeleçam um diálogo produtivo sobre o modo como deverão conduzir os seus destinos..

Sendo a Democracia Direta impossível no mundo "real", passamos para a próxima alternativa, a Democracia Direta no mundo "virtual"!

Estamos falando de um sistema de comunicação digital, uma interface eletrônica que conecte cada cidadão a um ambiente virtual onde possam trocar idéias em tempo real; estamos falando da Internet.

A Internet permite um resgate do ideal da Democracia Direta do passado longínquo, concretizando um ideal que faz a ponte entre a Realidade e a Utopia que desejamos construir..

2 comentários:

  1. Oi... - devo lhe chamar de Dr. Clandestino?
    Gostei de sua idéia de Democracia "Direta" Digital. Você não é o único a pensar em algo parecido - o que, penso fortemente, está relacionado à uma boa situação onde existem pensadores da mudança.

    A idéia da tal de Democracia "Direta" Digital não é má; se ela fosse levada à sério, fosse bem desenvolvida por bons pensadores, talvez resultasse em um movimento que, possivelmente, acumularia força rapidamente.

    ResponderExcluir
  2. A força está no ar...a um tempo atrás criei algo bem parecido com a DDD, em vez de seguir sozinho,apaguei,pois somente unidos chegaremos a algum lugar...

    ResponderExcluir